quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Relatório de FÍsica

SALÃO DE EXPOSIÇÃO-SEARA DA CIÊNCIA

E o espaço de maior visibilidade da Seara da Ciência. O lema “Proibido Não Mexer” é nossa palavra de ordem. Diferente dos museus convencionais, o nosso salão foi preparado para incentivar o visitante a interagir com os experimentos nas áreas de Química e Física. No setor de Biologia, o grande atrativo é uma instalação que reproduz o cenário da vegetação típica do Nordeste - a caatinga - no período de seca e na estação chuvosa.


Pedalando e Transformando Energia(Bicicleta Usina)

Fundamentação Teórica:
Entre os experimentos que mais chamam à atenção no SEARA está a Bicicleta Usina. Que nada mais é que a união de um gerador e um receptor.A energia mecânica pode ser transformada em energia elétrica e logo depois, convertida novamente em energia mecânica. Ao pedalar, transforma-se energia mecânica, fornecida pelo movimento exercido no gerador, em energia elétrica para o gerador(Receptor), que por sua vez converte a energia elétrica em energia mecânica, alimentando o motor e fazendo com que o “Santos Dumont” comece a se mover na bicicleta ao lado.

Material Utilizado:
· 2 bicicletas
· 1 motor
· 1 gerador elétrico
· 1 receptor
· 1 boneco para representar o ciclista que vai receber o movimento(No nosso caso, “Santos Dumont”).

Procedimentos:Primeiro coloca-se uma das bicicletas em cima de um pequeno quadrado de ferro onde está acoplado o gerador, e outra onde encontra-se o receptor. Em seguida, uni-se o pneu da bicicleta ao gerador por meio de uma corrente de borracha. Repete o mesmo procedimento com o receptor. Ao final liga o gerador ao receptor por meio de um fio, por onde irão passar as cargas elétricas. Na bicicleta onde fica o receptor, coloca um boneco para representar por meio visual o movimento.

Conclusão:
Observamos que a força mecânica exercida pelo visitante é superior a velocidade do boneco, isso acontece devido a perda de energia, por conta da resistência que existe no gerador. Além disso, notamos que devido ao movimento do motor ocorreu um pequeno aquecimento do mesmo, e produzindo também uma energia sonora devida a velocidade provocada pelo visitante.


Cadeira Giratória



Bale sobre cadeira giratoria:

As leis da fisica podem ser sentidas com o proprio corpo, percebemos que um bailarino gira com mais velocidade quando mantém as mãos juntas e elevadas. Também prestamos atenção que ao separá-las e abrir os braços, essa velocidade tende a diminuir. É possível comparar as duas situações, sentando em uma cadeira giratória. Uma pessoa experimentou e conferiu. A resposta não está no ritmo que se impõe ao movimento, mas no momento angular, uma expressão utilizada na Física para explicar a reação ao movimento de rotação de um corpo ao redor de um eixo. Quando um corpo está girando em torno de um eixo, ele se mantém girando ao redor deste, a não ser que uma força atue sobre ele. Esta é uma lei semelhante à lei da inércia, só que para o movimento circular.

Giroscópio e movimento de processão


Prepare-se para efetuar duas experiencias distintas, envolvendo movimento angular, em uma cadeira sobre uma plataforma giratoria. Em seguida tomará uma roda de bicicleta e fará rodar. Mudamos a orientação do eixo da bicicleta posicionando-a acima de sua cabeça, por exemplo deixado o eixo na vertical. Na outra, façamos gira o pneu de uma bicicleta, que se encontra suspenço por um fio de aço para isso seguramos inicialmente o eixo do aro na posição horizontal em seguida em movimento de rotação depois solte o aro. Agora o que aconteceu?A rotação em torno do cordão de sustentação é um dos resultados mais interessantes da mecânica. O movimento da roda é semelhante ao de um pião ou giroscópio. No caso da roda da bicicleta, o eixo imaginário coincide com a direção do cordão de sustentação. É esse giro, ao redor do eixo imaginário, que se chama de movimento de precessão.

GERADOR ELETROSTÁTICO DE ALTA VOLTAGEM
A carga elétrica é uma propriedade
física fundamental e é esta propriedade que determina algumas das interaçõe eletromagnéticas.Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Acredita-se na existência de dois tipos de carga, positiva e negativa, que em equilíbrio não são perceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas em um corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados interagem exercendo forças uns sobre os outros.Entre partículas elétricas existem forças gravitacionais de atração devido às massas das mesmas e forças elétricas de atração ou repulsão devido à carga elétrica das mesmas.Todas partículas elementares eletrizadas possuem diferentes cargas elétricas em valor absoluto. As partículas elementares são o próton, o elétron e o nêutron.


Suspensão magnética

Aperte o botão que criara um campo magnético com o anel de alumínio.






Painel solar

Nesse experimento, o painel solar transforma a luz de uma lâmpada em energia elétrica que move um pequeno motor
1-ligue a lâmpada e observe o motor girando.
2-interrompa o trajeto da luz com a mão e veja o motor parar.


A luz polarizada

A luz branca da lâmpada não é polarizada. Ao passar pelo primeiro polarizador ela fica polarizada na direção vertical. A direção de polarização do segundo polarizador pode ser modificada quando se gira o anel que contém o filtro.


Experiência:

O primeiro polarizador está fixo,orientado na direção vertical.Gire o segundo polarizador e observe que a luz é bloqueada quando os polarizadores estão em direções perpendiculares entre si.As marcas nas bordas indicam a direção em cada polarizador.Alguns materiais,com o papel celofone,mudam a direção de polarização da luz.Cruze os polarizadores,bloqueando a passagem da luz,e ensira papel celofone entre eles.Observe a passagem da luz pelo celofone.Dobre o celofone observe as cores que se formam.Em alguns plásticos,a variação na direção da polarição depende das tensões internas no material.Insira as peças plásticas entre os polarizadores cruzados e observe as cores e formas nas regiões que sofrem tensões mais intensas.

Conclusão:
Lâmpadas comuns, no entanto, emitem radiação incoerente, ou seja, com várias freqüências diferentes, em diversas direções, desordenadamente, fora de fase e com espaço de tempo diferente, mesmo que muito pouco. Isso acontece principalmente porque a emissão é espontânea, cada elétron de uma lâmpada comum emite a radiação que tem que emitir no momento em que melhor lhe convém, ou o mais rápido possível.

Gaiola de Faraday

O fisico inglês Michael Faraday mostrou que colcha metália pode ser um isolante de ondas metálicas. Ele criou essa gaiola para bloquear a passagem de ondas eletromagnéticas. Quando o comprimento da onda é maior do que o tamanho dos furos da tela, a onda é bloqueada. Se o comprimento da onda for menor que o tamaho dos furos, a onda consegue penetrar na gaiola. Nessa gaiola os furos são de aproximadamente 1mm, então por exemplo um celular não pegaria ai dentro com a porta fechada mais com ela aberta falha mais pode passar.













Laboratório de Física












Espelho Côncavo
espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor. Dependendo da posição que o objeto ocupa diante desse espelho podemos obter uma imagem conjugada real ou ainda virtual,quando o objeto situa-se sobre o plano focal do espelho. A sua orientação pode apresentar-se direita ou invertida, respectivamente, para imagens virtuais e reais, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho.
Desse modo as aplicações desse tipo de espelho se limitam em circunstância bem particulares, já que a imagem varia de acordo com a posição do objeto. Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de
telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos.


Jogo da Verdade com Pressão
que acontece com essa experiência é a mesma coisa que a acontece com os sub-marinos .

Fundamentação Teórica:
Com uma garrafa com água poderemos saber se estaremos falando a verdade ou mentira:Se a tampa com um contrapeso subir estará mentindo, se ficar parada no fundo da garrafa estará falando a verdade.




Materiais utilizados:
1° uma garrafa plástica
2° água
3°Tampa de caneta bic
4°contrapeso(massa de modelar)
5°dois apoios para a garrafa
6°três apoiadores que fique em pé (pode ser de papel ou borracha).


Procedimentos (Passo a Passo):Pegue a garrafa plástica encha com água, coloque a tampa com o contrapeso dentro, após ter feito o procedimento, peça que ele coloque a mão na garrafa depois faça a pergunta e coloque também a sua mão na garrafa depois que ele responder saberemos se ele está mentindo (se a tampa subir) ou falando a verdade (se ficar no fundo da garrafa). Depois pressione a garrafa sem que o voluntário veja agora é só se divertir.Observação:A tampa só subirá quando a mão pressionar a garrafa, isso acontecerá por que a força que estamos exercendo fará com que a pressão suba, fazendo o mesmo com a tampa. Quando a tampa não sobe é porque está com a força do peso maior que a força do empuxo.

Banco de Pregos
No laboratório de fisica o monitor pediu que o aluno sentasse em um banco de pregos. Em seguida ele colocou outro banco, só que dessa vez tinham apenas três pregos. Ele explica que o aluno não poderia sentar pois como a área era pequena a pressão seria muito grande já com o banco cheio de pregos a área era grande e a pressão era pequena.


















Fluxo de Elétrons
Um fluxo de elétrons, é constituído por uma corrente elétrica; por meio do controle dos raios catódicos obtém-se o controle da corrente. O primeiro cientista a fazeressa associação foi o britânico John Flemming(1849-1945),que em 1904 inventou a válvula de diodo.O diodo,um tubo de raios catódicos em miniatura,possuia um catodo emissão termoiônica),aquecido que produzia um fluxo de elétrons por emissão termolônica.




CONCLUSÃO:
Este trabalho foi realizado através das explicações do Ricardo aluno da UFC, bolsista e professor. Ele como professor e aluno disse: A física tem partes boas e partes "ruins", as partes boas são as experiências e a parte não muito boa seria a dos cálculos que nesta não são poucos.

Fonte de Pesquisa: Seara De Ciencia

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