terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Relatório de História

Prédios Históricos

Associação Comercial do Ceará
funcionou o Hotel de Fance (quando ainda tinha 2 pavimentos ) , e posteriomente
Palace Hotel (virez)
Esquina do Passeio Público com rua Major Facundo


Cronologia do Monumento:Associação Comercial do Ceará

Criada em 1868 associada principalmente os comerciantes estrangeiros Ingleses e Franceses; seu primeiro presidente foi o Inglês Richard Hugges.Primitivamente um sobrado construído na segunda metade do século XIX pertencente a Odorico Sergismundo de Arnout , adquirido por Dario Teles de Meneses, foi demolido e construído outro no lugar. Comprado dos herdeiros de Dario Teles, por José Gentil, foi reformado para Hotel, primeiro o Hotel de France cujos proprietários eram os franceses Louis Dragaud e Louis Gonthier e o alsaciano Isidor Braun e depois o Palace Hotel, depois de alugado em 1927, recebendo mais um andar e anexando uma casa vizinha pela Rua Dr. João Moreira, na década de 40. No dia 10 de Agosto de 1971, fecha definitivamente suas portas, o tradicional estabelecimento Palace Hotel de Efrem Godim sendo o prédio vendido para Associação Comercial a 3 de outubro de 1973 é comprado o prédio pela Associação

Evolução funcional, construtiva e formal

Planta retangular e três andares com a parte menor dando para o Passeio Público, Fachada Norte, (Rua João Moreira), e a fachada mais cumprida pela Rua Major Facundo com aberturas para ambas ruas. Construído em 1890 , foi inaugurado a princípios do século XX o Hotel de France, sofrendo algumas modificações, em 1925 pasou por una reforma agregando-lhe uma casa pela Rua Major facundo e um andar a mais, na década de 1940, o prédio sofre sua última grande reforma, ocupa mais uma casa pela Rua Dr. João Moreira e transformam sua decoração exterior com vestígios de neo - classicismo.
Modificações realizadas
As modificações realizadas foram incorporando valores ao prédio ao largo de sua história e readaptando as novas funções de hotel, dando-lhe mais elegância e estilo, os detalhes construtivos chamam a atenção, detalhes de carpintaria, vitrais com caixilhos de madeira, pisos de mosaicos hidráulicos policromados, escadaria de gramde elegância, grades de serralharia e outros belíssimos detalhes. Também elevador, que ainda está em funcionamento.

História Abreviada da Ufc:

Daquela tarde ensolarada de Junho de 1995,quando a Universidade foi instalada solenemente no Teatro José de Alencar,até o ano de 1967,quando se concluiu o quarto último mandato do seu primeiro reitor (o prof.Antônio Martins Filho),foi realizada às dezesseis horas e trinta minutos,com a presença de governador do estado,Paulo Sarasate Ferreira Lopes,de altas autoridades civis,militares e eclesiásticas.Também teve a visita do Presidente da República,Doutor Juscelino Kubitschek de Oliveira,que se fez acompanhar de cinco ministros de Estado e outras autoridades de alta administração federal.Nesse interregno foi escrita,talvez a História mais empolgante de que já se teve notícia no Estado do Ceará.Uma História que não é feita apenas de momentos de exaltação,que teve a participação de homens de prol e de figurantes anônimos,e que pode,já agora,ser analisada e avaliada em suas dimensões plurais e em suas implição mais profundas.O prof. Antônio Martins Filho,sempre preocupado em divulgar episódios e acontecimentos importantes relativos à criação e a consolidação da nossa Universidade,por ele dirigida ao longo de doze anos consectivos( 1955/1967).O primeiro reitor da UFC,com a objetividade que lhe é peculiar,descreve os lances heróicos vividos na época em que a Instituição não passava de um simulacro de realidade,um homem que acreditou na Universidade,antes que o povo do Ceará despertace da letargia mental e do ceticismo em que se achava mergulhado.A história de um sonho que se materializou em realidade arquitetônicas,onde o saber,em todas as suas formas,é cultivado com o fervet opus de uma colméia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário